quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reuniões definem integração da Guarda Municipal de Curitiba e ICI na Copa .


Agencia de Noticias do Paraná

Duas importantes reuniões foram realizadas quinta-feira (09) visando a preparação da Copa 2014. A primeira foi na sede do Instituto Curitiba de Informática (ICI), com a presença do general Fernando Marques de Freitas, o coronel Rômulo Marinho, ambos do Exército, juntamente com o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, os quais foram recebidos pelo presidente Luiz Mário Luchetta, pelo chefe de gabinete Carlos Hideo Hossaka e pelo assessor de Relacionamento Externo Márcio Villela.

A visita faz parte de uma série de ações de planejamento direcionadas para fortalecer os protocolos de segurança pública. O coordenador da Central de Atendimentos e Informações 156, Osiris de Oliveira, fez uma apresentação sobre o sistema, onde 100 operadores atuam em 42 posições de atendimentos, cujos assuntos são repassados aos diferentes órgãos da administração.

Também foram apresentados outros setores do ICI, como a Sala de Gestão Operacional e Estratégica, onde existe um grande controle online das operações desenvolvidas nas mais diferentes áreas, como segurança, transporte, saúde, meio ambiente e tecnologia.

O secretário Mario Celso Cunha lembrou da importância destes órgãos de TI. “Este setor de tecnologia da informação está sendo fundamental para compor o conjunto de ações para a Copa. Vamos também visitar as instalações da Celepar para buscar novas idéias que possam contribuir na preparação da Copa no Paraná”, disse.

Participaram do encontro, além dos representantes da 5ª RM/5ª DE do Exército e da Secopa estadual, o diretor do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Curitiba, coronel René Witek, o coordenador do Projeto Copa 2014 da Polícia Militar do Paraná, coronel Milton Isack Fadel Junior, o representante da Coesge-PR e membro da Câmara Temática de Segurança, major Adilson Correia dos Santos, o coordenador do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, Júlio Paulo Panício, e os técnicos do ICI, Cícero Barbosa, Eduardo Zifchak, Fernando Matesco, Amilto Francisquevis, José Marcelo Cestari, Mauro Teixeira, Henrique Kalinowski, Adriana Rodrigues e Kaio Machowski.

GUARDA MUNICIPAL - A segunda reunião do dia aconteceu na sede da Guarda Municipal, onde as equipes do Exército e Secopa estadual foram recebidas pelo diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, além do superintendente da secretaria municipal de Defesa Social, Osíris Pontoni Klamas, dos inspetores Vanderson Cubas e Cláudio Augusto de Oliveira, do supervisor Luiz Antonio Rubin e dos advogados Maurício Santa Cruz Arruda e Maicon Guedes.

Após a visita nas salas de Operação na Central da Guarda Municipal, os visitantes assistiram uma demonstração do trabalho do Teatro de Fantoches, um programa que é feito para prevenção das drogas, e que tem atingido resultados surpreendentes. Os guardas municipais Elaine Marina Zeferino e Adão Carlos Freitas vivem os bonecos Guarda Rita e Guarda Léo.

O general Freitas e a equipe assistiram um vídeo sobre o trabalho da Guarda Municipal em diversas áreas de atuação. “Gostei muito de olhar nos olhos desta gente e sentir o brilho da vitória. Vamos reforçar a parceria para a Copa, inclusive colocando nossa experiência em várias áreas, para ampliar o conhecimento dos guardas municipais em ações estratégicas”, disse o general.

O Grupo de Operações Especiais (GOE), considerada a equipe de elite da Guarda Municipal, possui 50 integrantes de alta capacitação, e parte deste efetivo fará treinamento antiterrorismo em parceria com o Exército Brasileiro. A Guarda Municipal teve 6.110 ocorrências em 2013, e 212.944 solicitações de serviço nos últimos anos. Sua estrutura conta com 175 câmeras de monitoramento, sendo 60 câmeras de segurança no anel central da cidade.
Áudio:

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...