quinta-feira, 5 de julho de 2012

ATRIBUIÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ-RN





A Guarda Municipal de Jardim do Seridó e seus membros , que são quase 30,todos concursados ,trabalhando sob a égide do poder público constituído, e exercendo sua função uniformizados e equipados,respondendo a uma cadeia de comando que vai de  02 Supervisores ,Diretor-Geral, Secretário e Chefe do Executivo,realizam suas atribuições que são primordialmente,dentre os principais ,segundo a Lei Municipal 820/2009 :

1-Proteger os Bens, serviços e instalações municipais através da presença do servidor Guarda Municipal, e de Rondas e Patrulhas  continuas,a pé ou em viatura, onde existem estes bens públicos,abordando em fundada suspeita, e conduzindo qualquer infrator em flagrante delito ao delegado de Polícia Civil  Judiciária.
2-Propiciar o fortalecimento da Segurança Pública Urbana através de Rondas nestes logradouros e vias públicas.

A Ronda Ostensiva da Guarda Municipal patrulha os logradouros e arredores onde existem equipamentos públicos, que é quase toda a cidade ,mas não todo o município em sua totalidade , abrangendo todo o perímetro urbano,pois essa função ,legalmente é da Policia Militar ,incumbida constitucionalmente desta tarefa,e mesmo porque a nossa GMJS , devido ao quociente populacional local , não é equipada com armamento letal,o que possibilitaria ainda mais um trabalho mais efetivo .

Nenhuma entidade de segurança pública , seja Policias estaduais, Civil e Militar ,federais e Guardas Municipais ,são onipresentes (estão em todos os locais ao mesmo tempo),para resolver toda ocorrência que aconteça em qualquer lugar,pois se assim o fosse,não estaríamos passando por um momento tão difícil em todo o país,onde a segurança pública é objeto de criticas por parte da população, e com razão , mas não por culpa dos operadores de segurança,e sim daqueles que tem o poder de mudar essa situação e não o fazem .

Em determinado blog , de forma questionadora,o seu "renomado" titular perguntou onde estava e para que servia a viatura da Guarda Municipal ,quando de uma ocorrência em que vândalos jogaram óleo  em uma parede de uma residencia ,nas margens da BR-427,sentido jardim –caicó,sujando-a.Respondemos ao referido "senhor" que estávamos realizando nosso trabalho ,patrulhando o patrimônio Público, coisa que não existe naquele local da ocorrência,mas que mesmo assim não nos furtaríamos em resolver se assim tivéssemos encontrado tal coisa.

Em Período eleitoral , os servidores públicos municipais são como bucha de canhão, aproveitados por uns, e desprezados por outros,tudo em nome do sujo jogo da politicalha que assola nossos interiores desse imenso  Brasil.Mas mesmo tendo ciência disso ,mantemos nosso trabalho de forma padronizada e gradual,todos os dias e noites , sem desanimar .

Mas respondendo a pergunta do grande “jornalista”,segue abaixo o que fazemos cotidianamente em nossas Rondas Ostensivas,além do normal:

1-      Socorremos pessoas em urgência médica ao Hospital local
2-      Conduzimos menores em ato infracional ao Conselho Tutelar.
3-      Auxiliamos e somos auxiliados pela Policia Militar e Civil em qualquer necessidade.
4-      Abordamos pessoas estranhas , e em atitude suspeita ,em horários e locais inadequados,principalmente onde existem bens, serviços e instalações municipais. .
5-      Informamos as Policias estaduais sobre movimentações estranhas de veículos em nosso perímetro urbano.
6-      Conduzimos pessoas em situação de risco,que estejam em via pública, a sua residência, e entregamos a seus familiares.
7-      Atendemos chamadas do Hospital local para remoção de pacientes.
8-      Auxiliamos todas as secretarias Municipais.
9-      Realizamos a segurança de qualquer evento de uso público em que sejamos convocados, a pé ou em viatura.
10-   Auxiliamos qualquer cidadão que necessite, sob qualquer circunstancia,em qualquer ocorrência que seja.

E por fim ,ainda somos ameaçados por aqueles que não conseguem por em prática seus instintos criminosos em razão do nosso trabalho, como prova temos vários BOs,  e ainda difamados por "pessoas" com interesses apenas políticos.

Lembrem-se que a Guarda Municipal não é constituída por apenas um homem, mas são quase 30  servidores e suas famílias.


Direção Geral da GMJS.
  







Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...