quinta-feira, 21 de junho de 2012

Guardas Municipais de Natal concluem no Exército estágio de Controle de Distúrbio Civil




Trinta agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) finalizaram na última sexta-feira (15) um Estágio de Operações de Distúrbio Civil ministrado pelo 16º Bata lhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro. A capacitação contou com carga horária de 16h e teve como foco principal a realização de ações práticas.


O curso buscou orientar e aperfeiçoar os guardas municipais para empreender habilidades para controlar manifestações violentas de depredação do patrimônio público contra equipamentos e serviços do município. Foram utilizadas as técnicas usuais padronizadas e empregadas pelas tropas do Exército Brasileiro.


Os instrutores orientaram sobre os principais armamentos de baixo poder de letalidade usados contra a turba e na dispersão de aglomerações ameaçadoras, a exemplo dos gases e munições de impacto controlado. Foi implantado o sistema de posicionamento do pelotão de combate com a missão de cada agente dentro do bloco, que atuou buscando imprimir a realidade encontrada nas missões de controle de vandalismo civil.

No treinamento foi montada uma equipe composta por cerca de 30 soldados do Exército que operaram na formação da turba, utilizando fogos e outros materiais comuns em manifestações. Os guardas municipais puderam empregar de forma prática os modos operacionais de dispersão, deslocamento em linha, formação de guarda baixa emassada e outras técnicas.


O comandante da GMN, Izaac José Duarte, agradeceu ao comandante do 16º BIMtz do Exército, Ten. Cel. Luiz Antônio Ferreira Marques Ramos, e ressaltou a importância da habilitação para a instituição que vemtrabalhando para aperfeiçoar tecnicamente todo o efetivo. “Estamos buscando capacitar permanentemente nossos grupamentos e a contribuição qualificada do Exército ajuda a conduzir para a sociedade um agente com capacidade de prestar um serviço de maior qualidade”, enfatizou.


O curso foi coordenado pelo militar de Infantaria do Exército, Ten. Lemos, sendo a formatura efetivada nas dependências do 16º BIMtz, onde os guardas municipais foram agraciados com os certificados de conclusão. A solenidade contou com a participação do comandante da GMN.

VÍDEO



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...