sexta-feira, 1 de junho de 2012

Guarda Municipal apreende 912 peças de palmito-juçara


FOTO: DIVULGAÇÃO
Material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal, em Volta Redonda

RESENDE
O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal da Prefeitura de Resende apreendeu 912 peças de palmito-juçara (Euterpe Edulis), in natura, extraídas ilegalmente. Três homens foram detidos sob suspeita de crimes contra a flora. A operação foi deflagrada por sete agentes florestais em duas viaturas, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Parque Nacional de Itatiaia.
A ação ocorreu entre 10 horas de terça-feira e 5 horas de quarta, na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira, na localidade conhecida como Volta Grande, na estrada RJ-163, que dá acesso à região de Visconde de Mauá. Segundo o comandante da Guarda, Francisco Jances de Alcântara, dois agentes do Grupamento estavam em fiscalização de rotina, quando se depararam com quatro fardos de palmito-juçara, sendo cada um equivalente a aproximadamente 70 quilos, na Volta Grande. Imediatamente, os guardas comunicaram o fato ao comandante que providenciou o envio de mais cinco guardas para reforçar a ação. Uma equipe do ICMBio, composta por sete pessoas, também se deslocou para o local em dois veículos.
Jances explicou como foi atuação da equipe contra a atividade ilegal. “Os agentes realizaram um cerco visando capturar os palmiteiros. Os guardas adentraram a mata e, na manhã de quarta, conseguiram localizar o acampamento, onde existiam quatro suspeitos. Na ocasião, os homens tentaram resistir à prisão. Três palmiteiros foram detidos e um conseguiu fugir. No local, a equipe apreendeu mais quatro fardos do produto. Depois, eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda, juntamente com o material apreendido”, contou.
Conforme informações do comandante Jances, os suspeitos foram indiciados com base nos artigos 39 e 44 da Lei 9.605/1998 (crimes contra a flora) e artigo 329 do Código Penal (resistência). Segundo ele, a equipe do ICMBio ainda aplicou multa no valor de R$ 304 mil.

Postado em 01/06/2012 11:43:46

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...