sábado, 12 de novembro de 2011

Operação 'Choque de Paz' na Rocinha irá bloquear acessos na madrugada-GM RIO tambem atua.


Ação terá o apoio das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Federal ,Guarda Municipal e Marinha.
Autoestrada Lagoa-Barra, Niemeyer, estradas do Joá e Canoas fecharão.


A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou que os principais acessos às comunidades de Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, na Zona Sul do Rio, serão bloqueados pela Polícia Militar, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego da Prefeitura (CET-Rio) e da Guarda Municipal, a partir das 2h30 de domingo (12). Serão fechadas a Autoestrada Lagoa-Barra (nos dois sentidos), Avenida Niemeyer, Estrada do Joá, Rua Marquês de São Vicente e a Estrada das Canoas.

Policiais dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque (BPChoque) começaram a preparar a operação neste sábado (12), que será leva o nome de “Choque de Paz”, para instalar nas localidades a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio.

A ação terá apoio de unidades da Polícia Civil, e contará com helicópteros das duas polícias e veículos blindados da Marinha. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e efetivos da Polícia Federal também irão participar.
A PRF fará bloqueios também nas principais saídas do Rio de Janeiro e ações de inteligência em conjunto com a Polícia Federal para prender suspeitos. O Corpo de Bombeiros montará um hospital de campanha com seis leitos na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha e também terá três ambulâncias avançadas, que ficarão em frente à quadra.
“O efetivo e o número de bases operacionais da nova UPP serão definidos após reconhecimento do terreno pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP)”, diz a Secretaria de Segurança.
Empresas de ônibus foram orientadas
A Secretaria municipal de Transportes orientou os consórcios de empresas de ônibus que administram as linhas regulares que passam pela Rocinha e Vidigal para atender a população da forma mais segura possível, respeitando as regras estabelecidas pela Secretaria de Segurança nas áreas. As linhas com pontos dentro das comunidades deverão realizar o embarque e desembarque de passageiros, temporariamente, em local fora da área de bloqueio. Já no caso de linhas que operam em rotas que passam pelas áreas a serem ocupadas, os consórcios deverão planejar rotas alternativas.

Conforme a PM, desde o início de novembro foram realizadas ações na Rocinha para diminuir o poder defensivo e econômico da facção que atua na favela, “anular” lugar para refúgio dos traficantes e diminuir os riscos para policiais e os moradores das comunidades.

As Secretarias de Saúde do estado e do município colocarão equipes de plantão no fim da semana. O Hospital Miguel Couto será a principal unidade para atendimento de eventuais feridos. No heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas, um helicóptero aeromédico da Polícia Militar também ficará de prontidão.


G1

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...