quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Porte de arma Letal da Guarda Muniicpal de Natal é regularizado


Porte de arma da GMN é regularizado

Prefeita Micarla de Sousa deu o anúncio oficial de regularização do porte de arma de fogo no treinamento de pistola taser.

A Guarda Municipal de Natal foi autorizada na manhã desta terça-feira (9), pelo Ministério da Justiça por meio da Polícia Federal, a ter porte de arma de fogo. A boa notícia para a segurança municipal foi anunciada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

“Recebemos o oficío do Ministério da Justiça agora pela manhã e fiz questão de anunciar essa boa notícia para vocês que há oito anos estão esperando pelo direito ao porte de arma. Isso é muito importante para o trabalho de vocês que vai além da defesa do patrimônio municipal, e chegam a atuar na prisão de bandidos. A garantia do porte de arma da Guarda Municipal será um reforço na proteção dos natalenses”, falou Micarla de Sousa aos guardas municipais, que aplaudiram a conquista.

O anúncio do porte de arma aconteceu durante o treinamento dos guardas municipais para utilização das pistolas Taser, arma não-letal, que foram doadas à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para uso da Guarda Municipal de Natal (GMN), em julho deste ano. Um total de 45 pistolas foram entregues à Semdes.
Treinamento de pistola taser
A Guarda Municipal do Natal (GMN) conta com um efetivo de 528 homens. Todos participam do treinamento. De acordo com o secretario de Segurança Publica e Defesa Social, Carlos Paiva, o objetivo é preparar os guardas para utilização desta arma que possui uma tecnologia diferenciada, entre os pontos principais desta tecnologia está a utilização de um chip que registra o momento do disparo e quem utilizou o equipamento, por isso a importância de aprender como e quando utilizá-la. Ainda segundo Carlos Paiva, outro motivo é a utilização precisa desta arma, devido ao alto custo da munição (35 dólares cada), que uma vez utilizada não pode ser reaproveitada.

Durante a visita da prefeita ao treinamento foi feita uma demonstração do uso da pistola. O guarda municipal Lanuci Gomes foi o voluntário e explicou a sensação provocada pelo disparo da pistola Taser. “Você consegue ouvir e ver tudo ao seu redor, mas sua musculatura fica toda retraída, impedindo qualquer movimento”, detalhou o guarda para a chefe do Executivo Municipal.
O uso das pistola Taser - que paralisa o indivíduo com uma descarga de eletricidade - faz parte das adequações descritas pela portaria interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010. A portaria orienta e padroniza a atuação dos agentes de segurança pública com objetivo de reduzir os índices de mortes resultantes de ações envolvendo as corporações.
Texto: Assecom PMN
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...