sexta-feira, 13 de maio de 2011

Guarda Municipal do Natal vai participar do Ronda Cidadã


Seis agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) devem ser capacitados no curso de Policiamento Comunitário voltado a integração do programa Ronda Cidadã, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Os guardas municipais vão atuar na função de motociclistas em bases comunitárias compostas por policiais militares e civis.
Seis motociclistas vão passar por aperfeiçoamento para integrar o Ronda Cidadã.

O comando da GMN abriu as inscrições para os agentes interessados em integrar o Programa. Os cadastros devem ser entregues até a sexta-feira (13) no subcomando de Instrução e Material da GMN e a capacitação iniciada na segunda-feira (16) e se estendendo até o sábado (21). Serão 44h de treinamento ministrados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (BOPE-PM), ambos na zona Norte de Natal. As instruções vão abranger as disciplinas de Mobilização Comunitária, Mediação de Conflitos, Gerenciamento de Crise, Defesa Pessoal, Prática de Tiro Defensivo - Método Giraldi -, entre outras.

De acordo com o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, os guardas municipais relacionados para participar da capacitação serão dispensados de suas escalas de serviço operacional, como também terão as horas extras computadas no banco de horas da instituição. “A participação da GMN no Ronda Cidadã é de extrema importância para a instituição, pois o programa integra as forças policiais da capital e é voltado para um tipo de policiamento comunitário-cidadão, exatamente a missão defendida pela Senasp para as guardas municipais do país”, informou.

Ronda Cidadã

O Programa Ronda Cidadã tem como meta agir preventivamente, dentro da filosofia da Polícia Comunitária, que trabalha integrada com moradores, instituições religiosas, comerciantes, escolas, clubes de mães, associação de idosos e conselhos comunitários. Cada Base contará com seis policiais militares, uma viatura, duas motocicletas, além de integrantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal. O Projeto será institucionalizado passando a ser um programa de governo, o que facilita a busca de recursos para sua manutenção e ampliação junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).


Texto: Assecom GMN com informações da Sesed.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...