quarta-feira, 6 de abril de 2011

Suspeito do furto de mais de mil carros é preso por Guarda Municipal no Jd. Paulistano

Suspeito do furto de mais de mil carros é preso no Jd. Paulistano


Notícia publicada na edição de 06/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Leandro Nogueira
Um homem suspeito de ter furtado mais de mil carros em Sorocaba e região nos últimos seis meses foi capturado no final da manhã de ontem, no Jardim Paulistano, ao capotar e bater em outro veículo um VW/Voyage ano 2010 que havia sido furtado momentos antes. Trata-se de Antônio Carlos Landim, 36 anos, que foi perseguido por um popular quando tentava fugir a pé. Ele acabou preso pelo guarda civil municipal André Ricardo Terni Rozeram, em frente à escola estadual Arquimínio Marques da Silva, na rua Silvio Romero. A GCM informou que Antonio Landim, vulgo Cabelo, agia usando um módulo que desativa alarmes, traves e bloqueadores em veículos equipados com chaves eletrônicas.

Antonio Carlos Landim foi preso em flagrante acusado por furto qualificado e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória. O furto do Voyage ocorreu por volta das 11h30 na rua Duque de Caxias, próximo ao número 200. A vítima, Cláudio Alguz Tirabassi, diz que estacionou seu veículo e quando voltou, quinze minutos depois, o carro já havia sido levado. Antonio Landim capotou o carro furtado ao chocar-se com um Vectra que estava estacionado na rua Francisco Prestes Maia, nas imediações do número 250, perto da bifurcação com a rua Pacaembu, também no Jardim Paulistano.

Landim deixou o local do acidente correndo e foi perseguido por um mecânico de veículos que disse ter ficado inconformado com a tentativa de fuga do homem que danificou o outro carro. O guarda civil Rozeram tomou ciência do acidente seguido da perseguição e abordou Landim com a mão e boca feridas em frente ao portão da escola. De acordo com o guarda, Landim apresentou-se como proprietário de uma loja de veículos na avenida Comendador Oeterer, Zona Norte, e informou que não tinha documentos dele ou do carro. O guarda chamou reforço e conduziu o suspeito para o Plantão Sul da Polícia Participativa.

Segundo o guarda civil Rozeram, ao chegar algemado ao Plantão Policial, Carlos Landim teria dito "me ajuda, que eu te ajudo". Landim teria pedido ao guarda que fosse apresentado como vítima de atropelamento. "A expressão: me ajuda que eu te ajudo dá para entender o que é, né?", comentou o guarda, sugerindo ter recebido oferta de suborno. O guarda civil diz que Landim tem várias passagens pela polícia por furto, a primeira delas em 1993, e que ele já esteve preso antes. Inicialmente, segundo Rozeram, o acusado Carlos Landim, disse que teria pego o Voyage com autorização para vender, versão contestada pela vítima que havia avisado a Polícia Militar sobre o furto. O guarda diz que durante o dia de ontem Landim deu várias versões divergentes e dentro do veículo foram encontradas uma chave tipo "mixa", chave de fenda com a ponta torta e ainda outra chave que não pertencia ao carro.

Durante a tarde de ontem a polícia investigava se Landim também seria o autor de outros dois furtos ocorridos naquela manhã: um VW/Cross Fox na cor preta, que foi levado da região do Campolim, às 10h30, que pertencia à esposa de um oficial da Polícia Militar e um VW/Golf, de cor prata, às 9h30. O furto do Cross Fox teria sido filmado por câmeras da Urbes, segundo informações da Polícia Militar. No início da noite de ontem, enquanto o boletim de ocorrência era lavrado, a advogada do acusado, Danieli Del Cístia, disse que tinha a informação de apenas um veículo furtado. "Tão somente isso e ele nega a prática de qualquer delito", enfatizou a advogada. Em notícia divulgada pela GCM, via Secretaria de Comunicação da Prefeitura, há informações policiais de que os produtos de furto seriam comercializados ou repassados para oficinas de desmanche em Sorocaba. 


Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...