sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

GMN vai se integrar ao CIOSP

Diretor do Ciosp, Maj. Carlos Macedo, em reunião com o comandante da GMN, Edivan Bezerra.
Coordenador do Ciosp, Sgt. Genival Junior, e a CGA Graças Barros, responsável pela equipe da GMN que vai integrar o Centro de Segurança.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai participar efetivamente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do RN (Ciosp), onde já fazem parte as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). A decisão foi tomada em reunião ocorrida na última quarta-feira (09) no comando geral da PM com o secretário municipal de Segurança, Carlos Paiva, o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, e o diretor do Ciosp, Maj. Carlos Cléber Caldas de Macedo.


A iniciativa deve ser firmada por convênio envolvendo a Prefeitura do Natal e o Governo do RN, através das referidas secretarias de Segurança Pública e Defesa Social de cada ente federativo. A medida vai proporcionar uma maior integração de comunicação e operação entre as instituições responsáveis pela segurança pública como um todo.

De acordo com o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, os benefícios para o trabalho da Guarda Municipal vão ser grandes, a partir do momento que o sistema de comunicação via rádio deixa de ser analógico e passar a ser digital. “Com a parceria teremos 11 viaturas equipadas com GPS e rádio digital interligados ao Ciosp, além de 20 unidades de HT’s digital (Rádios portáteis) para uso em operações e 18 guardas a serviço da Central Integrada de Comunicação”, informou.

Outro fator importante é a ativação do número de solicitação pelo apoio da GMN (153) em casos de ocorrências, que vai se encontrar ligado 24h ao sistema de comunicação do Ciosp. A corporação vai contar ainda com acesso a Rede Infoseg, sistema que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização de todo o país.

Segundo o subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte, já se encontram escalados 18 guardas municipais que passarão por um treinamento para atuarem na unidade base do Ciosp nas funções de atendimento de call center e de despachante de ocorrências . Esse efetivo vai ficar sob a coordenação da Chefe de Grupo de Ação (CGA) Graças Barros.

“Nossa equipe de agentes inicia o treinamento na próxima semana e logo devem começar o serviço, que vai dinamizar e conceder maior segurança ao trabalho da GMN, seja ele nas viaturas ou nos postos de trabalho fixo”, alegou.

A reunião contou também com a participação do cordenador operacional do Ciosp, Sgt. Genival Santana de Oliveira Junior, do subcomandante de Segurança GMN, Izaac José Duarte, e da Chefia da Central de Rádio da GMN, CGA Graças Barros.

Treinamento

Os agentes da Guarda Municipal vão passar por um treinamento específico para assumir as funções no Ciosp. A capacitação inicia na próxima segunda-feira (14) às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), situada na rua Presidente Café Filho, Praia do Meio.

Serão duas semanas voltadas para a qualificação, sendo a primeira direcionada aos procedimentos teóricos das duas funções (atendimento e despachante) e a segunda voltada para um estágio supervisionado. As instruções vão ser fornecidas pela equipe técnica pedagógica do Ciosp.

Na abertura da capacitação o comando da GMN convocou para se fazer presente a chefia do Grupamento de Ação Táticas (GAT-GMN), Izaac Cruz Nascimento, Grupamento de Ação Ambientação (GAAM-GMN), Ocimar Dantas, e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU-GMN), Carlos Cruz, além de toda a equipe de supervisão. O efetivo deve comparecer devidamente unifomizado.

Os guardas municipais escalados para o treinamento são os seguintes: 1091 Coelho; 3006 Moura; 3138 Eleika; 4016 J. Santos; 6055 Thaiza; 6078 Jussara; 6156 Getúlio; 6178 Carlos Wendel; 7011 Rafael; 7016 Michele Santos; 7036 Maria Santos; 7075 Yellena; 7079 Costa; 7083 Edgar; 7127 Delcimar; 7128 Antônio Manso; 7129 R. Dias.

Como Funciona

O procedimento instalado no Ciosp é acionado no momento que o cidadão busca ajuda das instituições que integram o Centro de Segurança. Nesse instante o agente na função de atendente do call center registra o fato informado, e de acordo com a ocorrência aciona o despachente da instituição responsável pelo atendimento, podendo ser ela a Guarda Municipal, Polícias Militar ou Civil, Corpo de Bombeiros ou Itep. Por meio de rádio frequencia o agente na função de despachante ativa as equipes com responsabilidade pública para atuar no caso informado.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...