quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Guardas municipais de Natal prendem acusado de crime ambiental no Parque da Cidade


Guardas Municipais apagaram o foco de incêndio e apreenderam cerca de 12kg de fio de cobre

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da Guarda Municipal do Natal (GMN) prenderam em flagrante delito nesta quinta-feira (09), por volta da 7h, o reciclador autônomo Luiz Viterbino de Lima, 52, no momento em que ateava fogo em cerca de 12 kg de fio de cobre dentro da Zona de Proteção Ambiental 01 (Parque da Cidade).

De acordo com o guarda municipal Franklin Inácio Pereira, o fato foi percebido pela guarnição de patrulhamento do GAAM através da fumaça expelida nas proximidades da trilha ambiental utilizada pelos visitantes do Parque da Cidade.

“Dirigimos nossa equipe para o local e nos deparamos com o foco de incêndio, como também, com o cidadão que provocou a ação criminosa. Prendemos o infrator e apagamos de imediato o fogo, que poderia alcançar uma proporção maior se alcançasse a vegetação seca da área”, contou o guarda municipal.

O acusado foi preso em flagrante delito e conduzido para a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) autuando por prática de crime ambiental previsto na lei 9.605/98, podendo ser punido com detenção de seis meses a um ano e multa. “Eu não sabia que era proibido entrar lá (Parque da Cidade), nem muito menos realizar a queima dos fios que era para tirar o cobre e vender”, alegou o acusado.

O material (12 kg de fio de cobre) apreendido pelos guardas municipais ficou em posse da Justiça até a conclusão do processo. O infrator foi liberado e deve responder a ação penal em liberdade. Toda a ação foi garantida pela guarnição composta pelos agentes Robério, Inácio, Aluízio e Barros.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...