quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Gat-Guarda Municipal do Natal realiza treinamento de Entrada Tática.

Gat-GMN realiza treinamento de Entrada Tática

Sargento do Exército Brasileiro, Onaísio Santiago, na instrução teórica
Equipe do Gat-GMN em ação de Entrada Tática em Edificações

O Grupo de Ação Tática (Gat) da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu na manhã dessa terça-feira (28) instrução de aperfeiçoamento em Entrada Tática. O adestramento aconteceu numa edificação abandonada às margens da Praia do Forte e foi conduzida pelo 2° sargento especialista do Exército Brasileiro, Onaísio Santiago.

As instruções abordaram dois tipos distintos de invasões dinâmicas a ambientes edificados. A primeira com o uso de 5 agentes, denominada Entrada Clássica e a segunda utilizando apenas 2 guardas, nomeada de Entrada Botão. Em ambas foi caracterizada a necessidade de cada homem agir dentro de uma especialidade tática, de forma a obter o controle de todo o campo de visão do ambiente invadido.

Equipe Gat-GMN em ação simulada em ambiente visual de 360°

Segundo o sargento Onaísio Santiago, a equipe deve executar o procedimento teórico de maneira prática continuada, na busca da agilidade e eficiência da ação. “É preciso à prática cotidiana para que cada homem assimile a técnica e proceda sem vacilar no momento da situação conflituosa”, alertou.
Toda a capacitação foi dividida em três momentos, sendo o primeiro de instrução teórica e os demais voltados para a dinâmica da ação. Durante a primeira atividade de invasão, foi montada uma edificação simulada com fitas padrão de isolamento, onde o instrutor dispunha de uma visão clara de toda a equipe dentro do local a ser tomado. Isso possibilitou a orientação correta para cada procedimento executado fora do que rege a técnica.

Treinamento de Entrada Tática Clássica, Gat-GMN

Em um segundo instante foi dispostas equipes que agiram na averiguação de pequenos cubículos na área da construção. Nesse momento foi utilizada a metodologia do desvio de atenção do infrator, com uso de explosivos de pequeno impacto e derrubada da porta principal da instalação para posterior invasão da equipe. “Esse procedimento é o mesmo utilizado pela forças especiais do Exército Brasileiro”, assegurou o sargento.

De acordo com o Chefe do Gat-GMN, Isaac Nascimento, a instrução traz para o grupo maior habilidade e integração com os procedimentos usuais de segurança a serem utilizados em casos de necessidade e reforça a integração e a responsabilidade de cada agente junto aos demais. “Vivenciamos um dia especial de instrução, que trouxe para o grupamento maior conhecimento prático e teórico sobre o tema”, informou o CGA Isaac.

Instrutor

O 2º sargento Onaísio Santiago serve no 4º Batalhão de Engenharia de Construção na cidade de Barreiras – BA. Participou durante 9 anos das forças especiais do Exército Brasileiro, com cursos militares na área de Entradas Táticas e Explosivos, além de Tática Israelense de Combate.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...