segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Guarda Municipal de Volta Redonda intensifica fiscalização na Praça Japão.


Guarda Municipal de Volta Redonda intensifica fiscalização na Praça Japão

Meta da GM é reduzir roubos, furtos e outros delitos na Praça Japão, na Vila Santa Cecília

Volta Redonda

Inibir a ação de criminosos na Praça Japão, na Vila Santa Cecília. Esse é o principal objetivo da operação que a GM (Guarda Municipal) iniciou na semana passada. Pelo menos dois guardas municipais, com auxílio de cães, realizam rondas diárias, no local e em suas imediações, em horários considerados críticos. Diversas vezes a Praça Japão foi alvo de reclamação de moradores. Segundo eles, além de as pessoas utilizarem a área como ponto de consumo de drogas, bebidas alcoólicas e para praticar sexo, os assaltos estavam se tornando frequentes.

- Pela praça a gente encontra muita sujeira e tudo o que se pode imaginar, até camisinhas. Nós, que moramos aqui, não nos sentimos à vontade para ao menos tomar sol com as crianças - avaliou uma dona de casa, moradora do local, que preferiu não se identificar.

Um outro morador, que também pediu para não ser identificado, disse que é triste para quem mora na Vila Santa Cecília ver a praça tão bonita sendo destruída.

- Até existe policiamento, mas de nada resolve. Lamentamos pelo fato de a praça, que era para ser lazer, ter se transformado em transtornos para os moradores - disse.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, a praça está sendo monitorada e passou a receber atenção especial.

- O patrulhamento começou ontem (quinta-feira), com a utilização dos cães, e a melhora foi imediata. Com a presença dos cães, quem estava com alguma má intenção imediatamente levantou e se retirou da praça - informou o comandante, destacando que diariamente a GM está definindo uma missão de patrulhamento para o grupamento de cães, que será uma prática diária.

O comandante informou que, além dos agentes, os cães, da raça pastor alemão receberam treinamento especial para iniciar a operação.

- Temos dois cães na GM e foram treinados quatro agentes para trabalhar com eles. Uma empresa qualificada foi contratada para realizar o treinamento dos cães e a capacitação dos guardas, já que é necessário haver uma afinidade entre os cães e os agentes que vão trabalhar com os animais - falou.

Além disso, conforme Luiz Henrique, foi designada uma viatura especial para a condução dos cães.

- Existe uma viatura especial para a condução dos cães, com espaço para oito agentes e um box, na traseira da viatura, para a colocação dos cães. O trabalho começou no dia 16 de julho, como parte das comemorações do aniversário da cidade. É um trabalho pioneiro na região - informou.

O comandante disse também que os cães já foram utilizados no "Arraiá da Cidadania", no Showbol (Ilha São João), em praças da cidade, e que a ideia é também utilizar os cães nas portas de escolas onde são registrados problemas.

- A experiência no "Arraiá da Cidadania" foi melhor que o esperado, é um projeto novo, mas o resultado foi muito bom. O cão se encaixa perfeitamente em cada situação: se uma pessoa estiver com má intenção, o cão junto ao agente da Guarda Municipal impõe respeito, e inibe a ação dos marginais - enfatizou o comandante.



Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...