terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bombeiros e Gm de Arapongas capturam Fêmea de onça parda adulta na Vila Araponguinha

Bombeiros e Gm de Arapongas capturam Fêmea de onça parda adulta na Vila Araponguinha



Uma onça parda fêmea adulta, pesando entre 40 e 50 quilos, foi capturada durante a madrugada de ontem na Vila Araponguinha, em Arapongas (a 67 quilômetros de Maringá), por homens do Corpo de Bombeiros, Força Verde e da Guarda Municipal. Foi a segunda onça capturada pela equipe na região em menos de um ano.

A captura do felino também conhecido por Suçuarana ocorreu por volta da uma hora, depois que ele foi avistado por um vigilante noturno que fazia ronda pelo bairro. O vigilante seguiu o animal e viu quando ele entrou em um quintal. Em seguida, avisou o Corpo de Bombeiros.

Segundo o cabo Luiz Frederico, "não foi difícil pegar o bicho, pois como ele estava fora do ambiente dele, entocou-se em um canto, facilitando nossa aproximação".

Felino foi encaminhado a uma reserva natural de
Telêmaco Borba

Os bombeiros e a equipa da Força Verdade pediram apoio da Guarda Municipal, que cedeu um Taser, arma de eletrochoque não letal, que paralisa quem é atingido.

"Depois que a onça ficou imobilizada, só tivemos o trabalho de colocá-la em uma jaula", disse o comandante da Força Verde em Arapongas, cabo Osemar Luiz da Rosa.

Há menos de um ano, a mesma equipe capturou outra Suçuarana em um bairro de Cambé (a 90 quilômetros de Maringá), utilizando método semelhante.

De acordo com o comandante Rosa, é possível que a Suçuarana seja oriunda das matas existentes próximas a Arapongas e pode ter se aproximado da cidade em busca de alimento.

Segundo ele, onças dessa espécie não chegam a ser muito perigosas para pessoas adultas, porém, para se alimentar pode matar animais domésticos.

Ontem à tarde, por orientação de biólogos, a onça foi levada e solta em uma reserva de matas no município de Telêmaco Borba (a 232 quilômetros de Maringá), onde existem outros exemplares da espécie.


Fonte:O diário.com

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...