sexta-feira, 2 de julho de 2010

PF autoriza guarda municipal de Barra Mansa a voltar a usar armas de fogo .




PF autoriza guarda municipal a voltar a usar armas de fogo no Rio de Janeiro
Barra Mansa, no sul fluminense, é o primeiro dos 92 municípios a obter autorização; uso será restrito a situações especiais, como invasões de prédios municipais à noite e crimes ambientais



A guarda municipal de Barra Mansa, no sul fluminense, voltou a ter autorização para usar armas de fogo, a partir de um convênio assinado na quarta-feira (30) com a Polícia Federal (PF). Segundo informações da prefeitura, Barra Mansa é o primeiro dos 92 municípios fluminenses a obter esta autorização.

De acordo com o gestor de Segurança Pública de Barra Mansa, Jefferson Mamede, os guardas municipais da cidade já usaram armas de fogo durante 18 anos, entre 1990 e 2008. Naquele ano, uma mudança na legislação condicionou o uso desse tipo de armamento a uma autorização da PF.

Mamede explica que o uso de armas de fogo será restrito a situações especiais, como invasões de prédios municipais no horário noturno e crimes ambientais em que o infrator esteja portando armas. No patrulhamento de rotina, no turno do dia, e nas operações de trânsito, os guardas de Barra Mansa continuarão usando armamentos não letais.

“A utilização dessas armas de fogo só se dá em situações de extremo risco para a atuação do agente. Os guardas que atuam diretamente com a comunidade, que atuam nas praças, que atuam nas escolas durante o dia, que atuam no trânsito utilizam o armamento não letal”, disse Mamede.

Como o uso das armas será restrito a locais e horários de pouco movimento, Mamede não acredita que o armamento da guarda municipal possa representar um aumento do risco para a população civil.

Ele conta que, durante os 18 anos em que a guarda municipal de Barra Mansa utilizou armas de fogo, apenas um confronto com vítima foi registrado no município. “Houve um caso em que o guarda alvejou um cidadão na perna, porque ele invadiu um espaço da prefeitura no período da madrugada e não obedeceu às ordens do agente”, disse Mamede.

Os guardas de Barra Mansa tiveram que passar por exames psicológicos, treinamento de tiro e cursos supervisionados pela PF. Cerca de 120 dos 137 agentes da cidade se qualificaram para utilizar as armas.

Mamede explicou que outros municípios fluminenses também aguardam a autorização da PF para que suas guardas municipais possam usar armas de fogo, entre eles seus vizinhos Volta Redonda e Resende.


Leia mais notícias de Brasil
Leia mais notícias sobre armas de fogo

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...