sexta-feira, 2 de julho de 2010

Conheça as funções da Guarda Municipal de Porto Alegre-RS


Conheça as funções da Guarda Municipal

Qual é a função de um guarda municipal? Em que situações se deve recorrer a seus serviços? Como se pode entrar em contato para solicitar um atendimento?

As perguntas foram levantadas pela integrante da Associação dos Moradores da Bela Vista (Amobela) Maria Lúcia Haas Cardon (foto) e refletem as dúvidas de grande parte da população sobre as atribuições da Guarda Municipal de Porto Alegre. É comum confundir sua atuação com as responsabilidades da Brigada Militar (BM), por exemplo.

Para responder aos questionamentos, ZH Bela Vista conversou com o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D’Avila, e o comandante da Guarda, Roben Roges da Silva Martins.

O objetivo

A missão da Guarda é zelar pelos próprios municipais, ou seja, praças, parques, postos de saúde, escolas, prédios públicos. Já a Brigada Militar atua no policiamento ostensivo.

As funções

- Vigilância móvel em patrulhas, prestando serviço 24 horas por dia

- Grupamento Especial Motorizado, que presta apoio planejado

- Grupo de Apoio Operacional

- Disque-pichação

- Central de Operações

- Setor de Planejamento, que acompanha todas as ações da Guarda

Tipos de atendimento

- Fixo: vigilância fixa, prestada em pontos como escolas municipais e prédios públicos

- Motorizado: serviços de patrulha feita pelas guarnições móveis – viaturas e motocicletas distribuídas nas 10 áreas de atuação da Guarda, durante 24 horas por dia

- Sistema de alarme eletrônico: 230 prédios públicos monitorados e atendidos pela Guarda

- Disque-pichação: queixas sobre pichação e danos ao patrimônio público pelo fone 153

As áreas da cidade

Porto Alegre é dividida em 10 áreas de atuação. Cada uma tem entre 40 e 60 guardas atuando em 30 ou 40 pontos, como escolas, praças e prédios públicos. A corporação conta com 547 agentes.

O contato

A população deve contatar a Guarda pelo fone 153, especialmente em casos de depredação ou pichação do patrimônio público.

O papel de polícia

Nereu D’Avila conta que, no ano passado, em Brasília, houve a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, na qual foram escolhidas 10 resoluções para o Brasil. Uma delas é dar às guardas maior poder de polícia.

– Eles terão um papel maior no policiamento. Não vão substituir a Brigada Militar, mas é evidente que os PMs não estão em todos os lugares ao mesmo tempo – diz o secretário.

Martins explica que o agente, quando presencia um crime, faz um encaminhamento – leva o agressor e a parte agredida à polícia para registro. Com um maior número de guardas em pontos estratégicos, é possível aumentar a sensação de segurança dos cidadãos e inibir a ação de criminosos, garante.

As novidades

Depois de passarem por um concurso, 78 guardas estão prontos para se juntar à corporação. Todos eles passaram por um curso de tiro. Antes, dos 547 guardas, apenas 150 tinham porte de arma.

Novos revólveres substituíram aqueles que estavam defasados. De olho na Copa de 2014, os guardas fizeram, no início do ano, um curso básico de inglês à distância, que deverá ter mais edições.

* O te­ma des­ta re­por­ta­gem foi su­ge­ri­do por Maria Lúcia Haas Cardon. Os leitores podem enviar suas sugestões por carta (Avenida Ipiranga, 1.075 / 4º andar, CEP 90169-900, Porto Alegre), pelo fax 3218-4799, pelo e-mail belavista@zerohora.com.br ou pelo telefone 3218-4767, das 9h às 18h.

No seu bairro
Bela Vista

Boa Vista

Mont’Serrat
Atendidos pela Área Humaitá
45 guardas (oito no patrulhamento e 37 em pontos fixos, como prédios e escolas municipais)
Um carro que percorre a região 24 horas por dia
Três Figueiras
Atendido pela Área Leste
43 guardas (nove em patrulhamento e 34 em vigilância fixa)
Um carro que percorre a região 24 horas por dia

Fonte:Zero Hora

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...