quinta-feira, 17 de junho de 2010

Detran e Guarda Municipal de Dourados -MS realizam blitz educativa


Detran e Guarda Municipal realizam blitz educativa
Durante as abordagens são distribuídos panfletos educativos aos motoristas. - Foto: André Bento/AgoraMS
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realiza hoje blitze educativas em Dourados. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância do uso de cinto de segurança e os perigos de falar ao telefone celular dirigindo.


Nesta manhã, das 9h às 10h30, agentes do Detran-MS e policiais da Guarda Municipal (GM) concentram suas atividades na Rua Nelson de Araújo, entre as Avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.


Objetivo
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, o objetivo da ação é mudar o hábito da população e criar a consciência do uso de cinto de segurança. “O uso do cinto de segurança ainda não é um hábito do motorista de Dourados”, explica Aparecido Dias Duarte, gerente da Agência Regional do Detran-MS em Dourados.


Segundo Duarte, “o uso do cinto de segurança é uma medida simples, que deve ser incorporada ao comportamento do condutor”. O Detran-MS informou que no ano passado, 314 condutores foram multados por não usar cinto de segurança em Dourados.


Panfletagem
A atividade desenvolvida tem caráter educativo. Durante as abordagens, policiais e agentes distribuem panfletos com recomendações aos motoristas. No material distribuído durante a campanha, estão parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro e informações relacionadas aos riscos do não cumprimento das normas.


Cinto de Segurança

Destacam-se as recomendações. “O Cinto de Segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro” (Art 167 do CTB). “Crianças com idade a partir de sete anos e meio a dez anos podem usar o cinto de segurança quanto conseguirem apoiar as costas por inteiro no encosto e dobrar os joelhos na borda do banco traseiro”.


Celular ao volante

Destacam-se as recomendações. “É proibido ao motorista dirigir utilizando-se de aparelho celular e fones nos ouvidos conectados a aparelhos sonoros. É infração média com 4 pontos na habilitação. Valor da multa 85,12 reais”. (Art 252 – VI do CTB). “Os condutores que se utilizam de aparelho da viva-voz correm o mesmo risco de sofrer acidentes que os que seguram o aparelho quando dirigem”.


De acordo com a Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), “o risco de ocorrer um acidente aumenta em quatro vezes para o motorista que estiver usando o celular”.


Campanha

A campanha “Cinto de Segurança Click esta ideia” é desenvolvida pelo Comitê do Trânsito e Prefeitura de Dourados, Detran-MS e Governo do Estado.


No período da tarde, das 15h às 16h30, a blitz será realizada na Rua Hayel Bon Faker, cruzamento com Rua Adroaldo Pizzini. Segundo o Detran-MS, mais de dois mil panfletos serão distribuídos até o fim da campanha.


Fonte: por André Bento, do AgoraMS.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...