domingo, 30 de maio de 2010

Betim ganha reforço no combate à criminalidade


Betim ganha reforço no combate à criminalidade

Viviane Rocha - Estado de Minas

Publicação: 30/05/2010 09:00
A região do Icaivera, em Betim, ganhou um reforço na segurança. Neste fim de semana, o bairro inaugurou sua primeira inspetoria da Guarda Municipal e reestruturou o Posto da Polícia Militar local. De acordo com a prefeita de Betim Maria do Carmo Lara, foram atendidos antigos desejos da população. “Agora, já tem o posto funcionando”, afirmou. De acordo com o superintendente de Segurança Pública, Luciano Novaes, a base policial renovada beneficiará cerca de 6 mil pessoas. “Fizemos a reforma do imóvel, pagamos os aluguéis vencidos e instalamos internet no prédio”, conta. O investimento na reforma e na instalação da inspetoria ficou em cerca de R$ 40 mil.

O posto policial, que fica na Avenida Sycaba, 997, terá em seu contigente seis policiais, trabalhando entre as 7h e as 23h – mesmo horário de funcionamento da inspetoria –, além de viatura 24 horas. De acordo com o aspirante do 33º Batalhão da Polícia Militar Carlos Lopes, no local serão registradas pequenas ocorrências e os casos de prisão serão encaminhados para as delegacias mais próximas. Ele disse ainda que as demandas mais comuns da região não costumam ser de alta periculosidade. “Nós recebemos muitos chamados de brigas domésticas e furtos simples”, conta. Já o superintendente disse que existe um índice razoável de criminalidade na região. “Mas não queremos que ele chegue a níveis mais altos”, afirma.

Maria do Carmo Lara ressaltou que não somente o posto policial e a inspetoria da Guarda Municipal são armas para combater a criminalidade. Ela conta que a prefeitura tem feito muitos investimentos na região para sanar problemas. “Combater a violência não é apenas ter instrumentos, como um posto policial, mas oferecer apoio às creches e às escolas em tempo integral”, pondera. No discurso de abertura do local, o vice-prefeito Alex Amaral destacou que essas ações contribuem para a queda de homicídios registrados em Betim nos últimos tempos.

Apoio

A Guarda Municipal de Betim é vista como um ponto de apoio importante no combate à criminalidade. A inspetoria da região do Icaivera funcionava em caráter experimental desde março. Agora, vai dar fôlego extra às ações de prevenção nas escolas e no monitoramento para a manutenção da ordem local. A repreensão à violência também está entre as funções da inspetoria. “É preciso ressaltar que, desde que a Guarda Municipal começou a atuar na região, não foi registrado nenhum tipo de vandalismo nos equipamentos públicos do bairro”, revela Luciano Novaes.

Segundo a prefeita, a meta até o fim do governo é de que todas as regiões de Betim tenham uma inspetoria da Guarda Municipal, reduzindo a criminalidade. “Espero que diminua a quantidade de furtos e arrombamentos”, revela o cabeleireiro Atevaldo Dias da Silva, de 48 anos. Morador do local há 14 anos, ele revela que teve o seu salão arrombado três vezes em 12 anos de atividade. Como seu estabelecimento fica em frente ao posto, ele acredita que seus problemas serão minimizados.
Tags: Grande BH Betim segurança

Esta matéria tem: (1) comentários

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...