segunda-feira, 19 de abril de 2010

Guarda Municipal de São José dos Pinhais-PR comemora cinco anos com resultados positivos




Guarda Municipal de São José dos Pinhais comemora cinco anos com resultados positivos

Municipal de São José dos Pinhais: cinco anos garantindo a segurança da população são-joseense

Foto: Sérgio Sabino/PMSJPA
Guarda Municipal de São José dos Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, comemora nesta quarta-feira (14) cinco anos de existência, atuando na segurança patrimonial dos bens do município e protegendo a população são-joseense. A partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes Ney Braga, o quinto aniversário da instituição será lembrado com uma cerimônia de entrega, aos guardas municipais, de certificados de reconhecimento pelo último ano trabalhado. O evento, aberto ao público, terá a presença dos cinco grupos operacionais e do grupo de trânsito, e contará com um teatro de bonecos organizado pela Guarda Municipal de Curitiba.
As comemorações alusivas à data tiveram início na segunda-feira (12) à noite, quando foi realizada uma missa de Ação de Graças na Catedral São José, com a participação do Coral Melodia da Secretaria Municipal de Cultura, reunindo autoridades políticas, policiais, além de guardas municipais, familiares e a população em geral. “A Guarda Municipal de São José dos Pinhais rapidamente conquistou o respeito e a admiração da população são-joseense, graças à dedicação dos profissionais. Com os investimentos que estamos realizando na infraestrutura da corporação e na remuneração dos guardas, esperamos que a Guarda Municipal amplie sua atuação e seja protagonista no enfrentamento à violência em nosso município”, destacou o prefeito Ivan Rodrigues.
As atividades festivas prosseguem no dia 21 de abril, com o passeio ciclístico realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com saída a partir das 9 horas no Ginásio Ney Braga. Na tarde de 25 de abril, fechando as comemorações, uma programação cultural será desenvolvida pela Guarda Municipal no Parque da Fonte.



Em março, a GM recebeu novas viaturas para o patrulhamento ostensivo do município
Foto: Silvio Ramos/PMSJP
Criada através da Lei Complementar 12, de 14 de abril de 2005, a Guarda Municipal nasceu como força auxiliar de segurança pública. Cabe a ela executar o policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado na proteção à população, além de educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias municipais, garantindo a fluidez e segurança no tráfego. Também são atribuições da guarda a participação nas atividades de defesa civil e a proteção do patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental de São José dos Pinhais, além de colaborar com as Polícias Civil e Militar para o desenvolvimento e o provimento da segurança pública no município.
“A nossa Guarda Municipal é motivo de orgulho para São José dos Pinhais e serve de referência na segurança pública. Hoje, a população tem buscado respaldo de nosso efetivo nas ações de segurança”, salientou o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.
No seu quinto ano de existência, a Guarda Municipal, através da determinação do prefeito Ivan Rodrigues, obteve diversos avanços em todos os sentidos. No início do ano o efetivo da guarda foi contemplado com uma lei municipal reenquadrando todos os agentes de segurança municipal, o que representou um reajuste salarial na ordem de 60%. Também foi autorizada a contratação de 36 alunos para iniciar o curso de formação de guarda municipal, reforçando o efetivo, hoje composto de 144 guardas de carreira. “Somos exemplo para outros centros urbanos como uma guarda municipal qualificada, eficiente e que responde aos anseios da comunidade no auxílio às demais forças policiais”, afirmou Ivan Rodrigues.

Além de contratar 36 novos guardas - que estão em curso de formação - a GM de São José preza pela qualificação profissional de seu efetivo
Foto: Divulgação
Entre as conquistas para o setor, está também a regularização do porte de armas, permitindo que o efetivo utilize revólver calibre 38 sete tiros e colete balístico 2A nas suas operações rotineiras. A Guarda ainda teve sua frota reestruturada, com a aquisição de 18 veículos.
A segurança pública municipal de São José dos Pinhais garante, ainda, que os guardas utilizem equipamentos de apoio como decibelímetro, detector de metais, bafômetro e armas não-letais, as teasers. Na sede da Guarda Municipal, funciona ainda a central telefônica de emergência, número 153, atendendo diretamente a população. No local ocorre também o monitoramento de câmeras instaladas em locais estratégicos 24 horas por dia, dando suporte aos guardas municipais na prevenção e no combate às ações criminosas.
Esta estrutura proporciona que a Guarda Municipal de São José dos Pinhais exerça suas funções com o poder de polícia da administração pública municipal, fazendo de cada guarda municipal uma autoridade em defesa do patrimônio público e a serviço da promoção da segurança do município.

Fonte:sjp.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...