sábado, 10 de abril de 2010

GMN - Projeto Semente Cidadã da GM Natal firma parceria com a Cufa




GMN - Projeto Semente Cidadã firma parceria com a Cufa

A coordenação regional da organização não governamental Central Única das Favelas (Cufa) visitou na última segunda-feira (05) a sede do projeto Semente Cidadã situado na Base Comunitária da Guarda Municipal do Natal no bairro de Soledade II. A intenção da ONG é conhecer de perto os trabalhos comunitários empregados pela equipe de guardas municipais responsáveis pelo andamento das tarefas de socialização infanto-juvenil, a fim de efetivar parcerias.

Na oportunidade a equipe da Cufa ficou ciente de toda a ideologia empregada no Projeto, que se trata de uma ação comunitária administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal. O objetivo primordial do Semente Cidadã é a promoção da paz social e integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Atualmente se encontram matriculadas em atividades lúdicas e psicosocias cerca de 200 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam toda terça-feira e quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino, diversas atividades. A operação ainda conta com a participação de 70 adultos da comunidade, que são assistidos periodicamente com as aulas de alongamento e ginástica.

De acordo com a guarda municipal Eleika Lima, o Semente Cidadã fornece há um ano apoio ordenado para a comunidade no tocante a atendimento psicosocial, palestras informativas sobre vários temas relacionados a cidadania, reforço pedagógico, oficinas manuais e prática esportiva.

“A missão da Guarda aqui é colaborar com a formação sadia da personalidade do cidadão do amanhã, promovendo no ambiente comunitário uma ação pacificadora e harmônica” enfatizou a guarda municipal.

Os coordenadores da Cufa no Rio Grande do Norte gostaram do que viram e de imediato efetivaram uma parceria de apoio e sustentação ao Projeto, visando fortalecer ainda mais a ação social. A Cufa deve ficar responsável pela aplicação de aulas de basquete de rua, modalidade que a ONG desenvolve em várias regiões do país.

“Essa parceria fortalece o Semente Cidadã e fornece aos nossos jovens mais uma alternativa socialmente saudável para o seu desenvolvimento cidadão”, finaliza a guarda.

Cufa

A Central Única das Favelas (Cufa) é uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas política, social, esportiva e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, este que já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop, recebendo inclusive premiação concedida pela UNESCO como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década.

Fonte:Assecom GMN

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...