sábado, 12 de dezembro de 2009

Guardas municipais de Curitiba iniciam curso de técnicas de armamento e tiro

Guardas municipais iniciam curso de técnicas de armamento e tiro
A medida beneficia principalmente profissionais que estão há mais de cinco anos na corporação

Até 30 de junho do próximo ano, 730 profissionais devem participar de cursos de vinte, trinta ou quarenta horas, com aulas teóricas e práticas (foto: Joel Rocha/SMCS)
A Prefeitura de Curitiba deu início ao curso de reciclagem para guardas municipais em técnicas de uso de armamento e tiro avançado. Até 30 de junho do próximo ano, 730 profissionais devem participar de cursos de vinte, trinta ou quarenta horas, com aulas teóricas e práticas. A medida beneficia principalmente profissionais que estão há mais de cinco anos na corporação.

"O treinamento precisa ser constante, para que o armamento seja usado de forma adequada para garantir a segurança pessoal, da população e dos equipamentos públicos do Município", afirma o secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos.

Com este curso, a intenção da Secretaria da Defesa Social é atualizar todos os guardas em relação às normas e procedimentos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/2003) para uso de arma de fogo. As aulas teóricas serão dadas nas instalações do Núcleo de Proteção ao Cidadão do parque Barigui, e as aulas práticas de tiro acontecem na Escola Superior da Polícia Civil.

"O curso é importante porque nossos guardas estarão treinados corretamente para agir em ações envolvendo armas de fogo. O guarda pode melhorar sua pontaria, e terá mais equilíbrio emocional para atingir o alvo de forma certeira, caso precise usar uma arma em combate", afirma o inspetor Sicarlos Pereira Sampaio, gerente de instrução da Guarda Municipal.

Além da atualização em relação a normas, legislação pertinente e procedimentos para o porte de armas de fogo, os guardas municipais receberão treinamento sobre tomada de decisão em ocorrências envolvendo armas de fogo; uso correto de acessórios letais e não letais; destreza; regras de segurança; nomenclatura de partes de armas e instruções sobre formas de abordagem pessoal e de veículos; imobilização; uso de algemas e condução de pessoas.

"É muito bom poder relembrar e praticar as técnicas que aprendemos e que precisamos usar em ação. A prática aprimora a nossa condição para atender bem as diferentes situações do dia a dia", disse o supervisor Jose Freirs, de 41 anos, que está há 17 anos na Guarda Municipal e faz parte da primeira turma do curso de reciclagem. Na prova de avaliação do curso de tiro Freirs acertou todos os 18 tiros na área marcada como letal em um alvo humanóide. "Está bom, mas dá para melhorar mais, agrupando melhor os tiros no alvo", disse ele.

PRONASCI

O secretário da Defesa Social Itamar dos Santos está bastante otimista com a possibilidade da aprovação de novos recursos para aplicar na área de segurança pública em Curitiba em 2010, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Itamar integrou uma comitiva paranaense que esteve no Ministério da Justiça, em Brasília, para acertar uma data para lançamento do Território de Paz do Sítio Cercado e nos municípios da região metropolitana de Curitiba para implantação dos projetos previstos no Pronasci no Paraná: Araucária, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Piraquara e Pinhais.

O secretário executivo Nacional do Pronasci, Francisco Rodrigues, disse que a previsão do ministério é fazer o lançamento na segunda quinzena de janeiro de 2010. Rodrigues também disse que Curitiba deve aprovar com certa facilidade os novos recursos para os projetos apresentados em 2009, porque o Município já executou mais de 43% dos recursos enviados pelo ministério. O mínimo necessário nesta fase era de 25%.

"Um dos projetos que esperamos aprovação é o de Segurança Cidadã, que prevê 1,9 milhão de reais para compra de equipamentos e capacitação de profissionais para atuar no modelo de guarda comunitária", explica o secretário Itamar dos Santos.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...