quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Guarda Civil Ambiental comemora bons resultados em São Bernardo




Guarda Civil Ambiental comemora bons resultados em São Bernardo


Da Redação

A Guarda Civil Ambiental de São Bernardo vem atuando ao longo de todo o ano para proteger as extensas áreas verdes do município, que tem 53,7% do seu território em área de proteção aos mananciais. Desde que foi inaugurada, em 27 de março, a nova unidade da corporação no Riacho Grande realizou 62 averiguações de crimes ambientais, 29 capturas e apreensões de animais silvestres, 11.860 rondas diversas, entre outras ações com um trabalho ostensivo e preventivo.
A Guarda Ambiental conta com efetivo de 28 guardas, atuando em conjunto com a Polícia Florestal da Polícia Militar e a Delegacia de Investigações sobre Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), que colaboram para proteger as áreas de reserva de mananciais e de proteção ambiental, para evitar depredações, ocupações irregulares e proteger o patrimônio ambiental do município.
De acordo com a subinspetora da Guarda Ambiental, Rosângela Brito Correia, desde sua inauguração, a Guarda realizou 22 ocorrências de cortes de árvores em floresta de preservação permanente, 21 retiradas de terra em área de preservação, 18 construções em loteamentos irregulares, 27 despejos de entulho em local irregular, 12 atendimentos de auxílio público e socorro, sete ocorrências de queimada em vegetação, bosqueamento e desmatamento, queima de óleo diesel e de pneus, e ainda apoio a outros órgãos, além de 364 orientações ambientais e 11.860 rondas diversas.
Em novembro, oito guardas tiraram licença para pilotar barcos na Marinha Brasileira, e 30 participaram do curso de fiscais ambientais voluntários. No mês de dezembro, sete oficiais da Guarda Ambiental participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. O curso aconteceu nas cidades de Santos e Guarujá e foi oferecido pela Marinha Brasileira e Corpo de Bombeiros. Além do manejo e uso das embarcações, os oficiais aprenderam noções de pronto socorro básico, salvatagem (uso dos equipamentos obrigatórios em embarcações, como extintores e colete salva-vidas) e até noções de sobrevivência em naufrágios.

fonte:Jornal ABC Reporter

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...