terça-feira, 6 de outubro de 2009

Guarda Municipal reforça segurança no Paraná.


Guarda Municipal reforça segurança

Em dois anos de atuação, o serviço coibiu depredação do patrimônio público

Fonte: Tarcila França (Agência CHN)


O suporte que veio para ficar. São 13 cidades do Paraná que implantaram o serviço da Guarda Municipal. Em Maringá, os 313 efetivos reforçam a segurança do patrimônio público desde 2007.

Os agentes também garantem rondas ostensivas em prol da segurança da população. Do total de efetivos, dois grupamentos dividem funções: 23 fazem patrulha, 290 atuam nos prédios municipais; dentre os agentes, 40 treinam junto ao Corpo de Bombeiros. Os guardas auxiliam as corporações da Polícia Civil e Militar. Os bons resultados são atribuídos à força policial complementar equipada com coletes balísticos e tonfas (espécie de cassetete).

Além de prover a segurança dos mais de 532 mil habitantes da região metropolitana que circulam pela Cidade – tanto nas operações de rotina como nos eventos esporádicos - o serviço militar dá suporte à Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu).

O gerente da Defesa Social, Paulo Mantovani, realizou um mapeamento da Cidade. Os critérios foram embasados nos principais pontos públicos, bem como assistir aos focos de violência. “A Guarda Municipal está atuante em toda na área comercial e ambiental. O lema é não deixar de municiar os principais pontos da cidade”, afirma.

De acordo com dados da Defesa Social de Maringá de janeiro a setembro deste ano, foram 53 ocorrências para conter a poluição sonora. O ato de vandalismo diminuiu em 2009: de 52 reclamações em 2007 contra 13 registros. Em 142 pontos da Cidade dispõem de alarme monitorado. Outro número expressivo do relatório: 46 ações em relação à vadiagem e mendicância.

Uma das preocupações do setor – paralelo à Secretaria de Ação Social e Cidadania (Sasc) - é a orientação aos desabrigados, mendigos e viciados em drogas.

Dentre os dados, 55 dão conta de pessoas encaminhadas ao albergue Santa Luiza de Marillac e 35 ocorrências da Guarda Municipal visam o apoio à fiscalização no combate ao descaminho. Ao Hospital Municipal, foram encaminhados 24 dependentes de álcool e drogas. Nos 210 postos do patrimônio público, um agente está presente. Em dois anos e três meses de atuação, a Guarda Municipal além de assegurar a segurança dos munícipes, reduziu os gastos. A economia é substancial: hoje o custo é de R$ 42,8 mil em oito meses de atuação contra R$ 1,5 milhão que se consumia por ano.

Serviço:
A Guarda Municipal está de plantão 24 horas. Denúncias e reclamações pelos telefones 153 ou (44) 3901-2222

Um comentário:

Christiane disse...

Quais as cidades que tem guarda municipal no paraná??

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...