sábado, 19 de setembro de 2009

Prefeitura de Campo Grande promove curso de segurança para guardas municipais


Prefeitura promove curso de segurança para guardas municipais
Crédito: David Majella
Com o objetivo de contribuir ao combate à violência e à criminalidade, a Prefeitura de Campo Grande firmou um convênio com o Ministério da Justiça para promover um curso de prevenção à violência dirigido aos guardas municipais. As aulas serão ministradas no período de setembro a dezembro de 2009, na Escola de Governo.

Segundo o coordenador do projeto, Nelson Francisco Barbosa, embora a principal competência da Guarda Municipal de Campo Grande é o de promover a vigilância nos prédios públicos, é preciso entender que a segurança pública deve ser vista como um conjunto amplo de ações e, neste contexto, é fundamental que os guardas atuem na prevenção da violência. "Com esta formação, os servidores que compõem a Guarda Municipal ganharão confiança da população", frisou.

Para o titular da Semad (Secretaria Municipal de Administração), Jorge Oliveira Martins, o foco principal deste curso, é a ação contra a violência. "Os guardas municipais serão devidamente capacitados, com temas relacionados à violência e da criminalidade que hoje acontecem em Campo Grande", informou o secretário, acrescentando que a administração municipal está investindo na capacitação dos servidores com outros cursos.

Após a conclusão do curso, os guardas municipais poderão interagir com a comunidade por meio de temas relacionados à segurança e, principalmente, com a conscientização sobre os efeitos nocivos das drogas para a sociedade de um modo geral. Também poderão utilizar outros recursos como concursos de frases e desenhos, distribuição de fordes educativos para as comunidades e outras técnicas que servirão para combater a violência.

O objetivo geral do curso é aproximar a Guarda Municipal da população de Campo Grande, por meio de palestras realizadas em centros comunitários, escolas municipais, Cras, Projeto Escola Viva, associações de moradores e outras instituições. Proporcionar à comunidade espaços de reflexão e discussão, buscando contribuir na prevenção da violência.

As principais metas são: realizar aproximadamente 20 palestras mensais; atingir 70% dos participantes do Projovem e do Projeto Escola Aberta; atingir o maior número possível de membros da comunidade escolar da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Para a professora de oratória e instrutora, Ildilene Baptista, o curso valoriza o profissional da guarda para combater e instruir o cidadão campo-grandense para evitar e combater a criminalidade. "Eles farão a segurança do patrimônio público e também serão formadores de opinião no combate à violência", informou.

O guarda municipal Gilson Alves foi um dos escolhidos para o curso e gostou da oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre segurança "Logo vamos estar nas escolas preparando os alunos no combate à violência", previu.

Para o guarda municipal Gileno Coelho de Araújo, quem ganha com o curso é a sociedade, uma vez que a segurança é uma preocupação de todos. "O nível do curso é muito bom e tenho certeza que vamos sair daqui bem preparados para ajudar ainda mais no combate à violência", enfatizou.

Fonte: PMCG

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...