quarta-feira, 22 de julho de 2009

Guardas municipais demitidos em Campo Grande -MS fazem ato público na Ary Coelho na sexta

Guardas municipais fazem ato público na Ary Coelho na sexta

Mais de 100 guardas municipais demitidos sem nenhum direito trabalhista há duas semanas pela Prefeitura de Campo Grande vão promover ato público dia 24 pela manhã na Praça Ary Coelho, para mostrar à opinião pública o que consideram falta de respeito do prefeito Nelson Trad Filho, que os demitiu sem sequer comunicá-los oficialmente. Na maioria dos casos, diretores de escolas e de outros estabelecimentos públicos onde os profissionais exerciam suas atividades, é que foram incumbidos de informá-los da dispensa de seus serviços. A informação é de Maria das Dores Rocha, presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande – SISEM, que contará com o apoio da Força Sindical.



De acordo com a programação, os guardas reúnem-se às 8 horas na sede do sindicato, depois seguem até o Ministério Público do Trabalho – MPT, reforçar o pedido de ajuda do órgão à causa e só então caminham para a Praça Ary Coelho, por volta das 10 horas, onde distribuirão panfleto para a população, esclarecendo as injustiças que estão sofrendo.



Maria das Dores disse que o SISEM tem recebido diariamente a visita de dezenas guardas demitidos, pedindo ajuda. “Eles estão desesperados pois a maioria trabalha há mais de 8 anos e em grande parte desse período, sequer tiraram férias”. O sindicato pede também o envolvimento dos vereadores para tentar resolver o caso, já que boa parte dos guardas foram “indicados” por eles para ocuparem o cargo.



O presidente da Força Sindical, Idelmar da Mota Lima garantiu o apoio da entidade à causa dos guardas municipais de Campo Grande que estão, segundo ele, sendo “brutalmente injustiçados e lesados em seus direitos”. segundo ele. Diretores da central vão integrar o movimento na sexta-feira para sensibilizar a opinião pública a se aliar ao movimento. “Esses profissionais não podem ser tratados da forma como a Prefeitura de Campo Grande está fazendo, sem nenhum respeito”, comentou.



Ontem à tarde Idelmar e o vice presidente da Força Sindical, Estevão Rocha dos Santos estiveram no SISEM para ajudar a traçar as estratégias para o ato público na sexta-feira, que contará com carro de som e dezenas de sindicalistas, solidários ao movimento da guarda municipal.



Maria das Dores recebeu ontem na sede do sindicato o guarda municipal Edgar Céspedes Leigez que garante que perdeu a visão do olho esquerdo pelo trabalho insalubre no lixão da cidade ao longo de mais de três anos. Ele teme entrar na lista dos desempregados exatamente por conta da deficiência da visão. E para provar que esse incidente ocorreu enquanto exercia a função de guarda municipal, ele apresentou para a assessoria jurídica do SISEM documentos que comprovam sua saúde normal quando exercia a função de motorista de ônibus coletivo, antes de entrar na guarda. “Não tenho dúvida de que foi ali, no lixão, onde tirei serviço por muitos anos, que acabei perdendo a visão de uma das vistas”, conta.



A Assessoria Jurídica do sindicato vai trabalhar para garantir todos os direitos desse profissional. Assim como ele existem outros casos de saúde debilitada por conta de ambientes de serviço inadequados.



O SISEM luta para que os profissionais demitidos, mais de 100, sejam reconduzidos ao trabalho ou, no mínimo, que todos os seus direitos trabalhistas sejam pagos. “Se necessário, recorreremos à justiça em Brasília”, comentou a sindicalista Maria das Dores, autora de ação coletiva na justiça de Mato Grosso do Sul em favor desses profissionais.

Fonte:MS noticias.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...