sábado, 20 de junho de 2009

Segurança de Rio Claro ganha Base Móvel e equipe ciclística


Segurança de Rio Claro ganha Base Móvel e equipe ciclística

Dois novos serviços ampliarão a estrutura de segurança pública em Rio Claro a partir deste sábado. A Guarda Civil de Rio Claro coloca à disposição da comunidade sua primeira Base Móvel de Operações e passará a utilizar, além de motos e carros, bicicletas para rondas nas ruas e avenidas. Os novos serviços serão apresentados a partir das 10 horas no Jardim Público Central, com a presença do prefeito Du Altimari e do secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viegas Carneiro.

As novidades fazem parte das iniciativas da prefeitura para diversificar as opções de atuação da Guarda Civil nas ruas, na busca de maior agilidade e qualidade no atendimento à população. ?Em princípio, tanto a base móvel quanto a equipe ciclística ficam concentradas na região central?, explica o comandante José Sepúlveda.

A Base Móvel é uma caminhonete F-1000 pertencente ao município e que foi devolvida pelo Corpo de Bombeiros. Totalmente equipado para o serviço, o veículo fica junto ao Jardim Público como uma referência da GCM para atendimento da comunidade. ?A base poderá ser deslocada para outros pontos sempre que necessário?, comenta Sepúlveda.

A equipe ciclística, por sua vez vai reforçar o patrulhamento na área comercial, além do Jardim Público. Dezessete integrantes do efetivo da guarda foram treinados para o uso de bicicletas no patrulhamento da cidade. Os GCM?s vão se revezar no uso de seis veículos do tipo, doados à corporação pelo Sindicato do Comércio Varejista local.

Segundo o comando da Guarda Civil de Rio Claro as bicicletas são muito úteis para alguns tipos de abordagem nas quais é preciso uma agilidade e mobilidade que carros e motocicletas não têm. ?Isso amplia nossas possibilidade de ação?, explica Sepúlveda, acrescentando que a patrulhamento com bicicletas vem sendo cada vez mais utilizado como meio preventivo em virtude da permitir interação maior com a comunidade em relação aos veículos motorizados.

Melhorias
No evento da praça também serão apresentadas as bicicletas que serão usadas no Lago Azul pela vigilância patrimonial. Para garantir vigias 24 horas no parque, a prefeitura organizou esquema com quatro vigias por turno, um na sede e três percorrendo o Lago Azul de bicicleta.

A Guarda Civil de Rio Claro também vai apresentar o novo cão do canil da corporação, o pastor alemão Tyson, que entra em substituição a cão Lobo, que está sendo aposentado.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...