quinta-feira, 25 de junho de 2009

Projeto Lapa Legal começa com patrulhamento 24 horas da Guarda Municipal

Projeto Lapa Legal começa com patrulhamento 24 horas da Guarda Municipal

Publicada em 25/06/2009 às 01h24m
O Globo


Jandira Feghali e Eduardo Paes fazem anúncio das primeiras ações do Lapa Legal/Marcos Tristão - O Globo

RIO - Toda a região da Lapa está sendo patrulhada 24 horas, desde esta quarta-feira, por 76 guardas municipais. A atuação do grupo, que trabalhará em dois turnos, faz parte do Projeto Lapa Legal, anunciado nesta quarta pelo prefeito Eduardo Paes.

Outra medida, que será adotada a partir desta quinta-feira na área mais boêmia da cidade, é a regulamentação de 688 novas vagas de estacionamento noturno em 16 ruas e praças.

O patrulhamento na região será feito em dois turnos: das 8h às 20h e das 20h às 8h. De segunda a quarta, serão 13 homens por turno; de quinta a domingo, 13 atuarão no primeiro turno e 37, no segundo. Das 688 novas vagas noturnas de estacionamento, sete serão exclusivas para veículos de portadores de deficiência, 88 para motos, 68 para táxis, 25 para ponto de apoio de táxis e cinco para embarque e desembarque. Segundo o prefeito, o processo de revitalização da região não tem prazo para acabar:

- Essa é uma típica atividade permanente. Não começa hoje e termina em um mês. É uma postura daqui para a frente, que começou na Zona Portuária - disse Paes.

Entre as ações previstas para a Lapa, está a desapropriação de 14 imóveis, que serão transformados em 207 unidades habitacionais e 17 comerciais. Também na próxima segunda-feira, a Secretaria Municipal de Habitação começa a fazer o levantamento dos outros imóveis da região com potencial habitacional.

Outro projeto que sairá do papel é a feira noturna, que funcionará de quarta a domingo, com 82 vendedores cadastrados, para a venda de alguns tipos de alimentos e bebidas. A previsão é de que a feira comece dia 10 de julho, depois da conclusão da licitação para escolha da cervejaria que patrocinará a iniciativa. A empresa, além de instalar de 30 a 40 banheiros públicos na área, deverá montar um depósito e fornecer as barracas aos comerciantes.

Os feirantes foram escolhidos por sorteio e, segundo o secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, a prefeitura está averiguando denúncias sobre possível fraude na seleção. Segundo as queixas recebidas, alguns beneficiados têm emprego e moram em outras cidades. De acordo com Bethlem, quem for descoberto responderá criminalmente pelo ato.

" Pode haver uma desordem animada, faz parte do local. Ninguém quer transformar a Lapa numa Alemanha, numa Suíça, num convento de freiras. Mas precisa de organização "

O ordenamento de ambulantes, a melhoria da iluminação e a criação do Núcleo Histórico Cultural da Lapa também fazem parte do projeto que, segundo Paes, formam um conjunto de regras de civilidade que permitirão que a Lapa mantenha suas características de samba e boemia:

- Pode haver uma desordem animada, faz parte do local. Ninguém quer transformar a Lapa numa Alemanha, numa Suíça, num convento de freiras. Mas precisa de organização - comparou o prefeito.

A modernização da iluminação e a restauração das pe-dras portuguesas no entorno dos Arcos da Lapa também fazem parte do projeto, que ainda pretende acabar com um antigo problema da região: o excesso de barulho em bares e casas noturnas. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, haverá uma revisão do uso do solo com planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os parâmetros dos níveis sonoros também serão revistos.

Para Sônia Marli Correa que, há 20 anos, mora na Rua Mem de Sá, ao lado do Circo Voador e de vários bares que tocam música, a notícia é bem-vinda:

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...