sexta-feira, 3 de abril de 2009

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA -PR


Câmeras de segurança registram em um ano 1.600 ocorrências e mais de 170 prisões

Parceria com iniciativa privada permite aumentar número de locais monitorados

As câmeras de vídeo instaladas pela Prefeitura de Curitiba registraram 1.600 ocorrências e levaram à detenção de aproximadamente 170 pessoas, desde março de 2008. O maior número de ocorrências acontece na região central e está relacionado ao uso, porte e tráfico de drogas e outras substâncias ilícitas. A Guarda Municipal já encaminhou à polícia mais de 130 pessoas flagradas com drogas nesse período.

A Prefeitura mantém 77 câmeras para monitoramento de segurança. Os equipamentos estão instalados em ruas centrais (XV de Novembro, Marechal Deodoro), no Setor Histórico (praça Tiradentes, rua Saldanha Marinho e Largo da Ordem), no Terminal Guadalupe, no Parque Barigui e, desde novembro, nas Ruas da Cidadania — Boa Vista, Matriz (praça Rui Barbosa), Portão, Pinheirinho, CIC, Bairro Novo, Boqueirão e Santa Felicidade.

Graças a um dos equipamentos instalado na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, os agentes da Guarda Municipal flagraram uma tentativa de assalto ao posto do banco Santander, na terça-feira (31 de março), e acionaram imediatamente as polícias Civil e Militar. Os assaltantes estavam fortemente armados e renderam o vigilante e alguns guardas municipais, mas decidiram fugir sem levar o dinheiro do cofre, porque perceberam a aproximação da polícia, que havia sido acionada.

As imagens são acompanhadas 24 horas por dia por guardas municipais. No Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec), na praça Osório, que monitora a região central, atuam também policiais militares e agentes da Diretran e Secretaria do Urbanismo. Nas Ruas da Cidadania o monitoramento é feito exclusivamente por guardas municipais, nos Núcleos Regionais da Defesa Social. Entre as ocorrências mais comuns registradas e atendidas pela Guarda Municipal e os outros órgãos a partir de imagens das câmeras, aparecem casos de furtos ou roubos, pichação, porte ilegal de arma, vandalismo, exploração de crianças e adolescentes, tentativa de arrombamento, panfletagem pornográfica, entre outros motivos.

Três dos equipamentos em uso na região central foram implantados pelo Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, aprovado pelo prefeito Beto Richa, em 2006. As câmeras foram doadas pelo Condomínio Evolution Towers e pelo Grupo Educacional Dom Bosco. Foram instaladas na esquina da avenida Cândido de Abreu com Inácio Lustosa, na rua Brigadeiro Franco e na rua Comendador Araújo, no Batel, onde funciona o complexo residencial, comercial e hoteleiro Evolution Towers. Nesses convênios, a Prefeitura recebe os equipamentos, instala e a Guarda Municipal fica responsável por operar as câmeras e monitorar as imagens. "As câmeras dão agilidade à Guarda Municipal e quem ganha são os curitibanos, que passam a contar com mais segurança nas ruas da cidade", diz o prefeito Beto Richa.

Há vários outros projetos de parcerias desse tipo em estudo na secretaria da Defesa Social, para locais como as avenidas Winston Churchill, no Pinheirinho, e Brasília, no Novo Mundo, além de áreas do Centro não cobertas pelos 41 equipamentos instalados hoje na região e um projeto para o Prado Velho.

FONTE: Jornale -Curitiba

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...