segunda-feira, 30 de março de 2009

Guarda Civil de Humaitá -AM

Foi realizada no último sábado (28), a cerimônia comemorativa dos 18 anos da Guarda Civil Municipal de Humaitá (GCMH). A solenidade foi presidida pelo Sr Dedei Lobo (que por ser o prefeito municipal é o “comandante-em-chefe” da GCMH) e contou com as presenças do Dr. Renato Pereira Gonçalves, vice-prefeito, vereador Rademaker Chaves, presidente da câmara municipal, Francisco de Oliveira Pessoa, comandante da GCMH e demais convidados.

A solenidade foi iniciada com a leitura do histórico da GCMH onde, numa espécie de retrospectiva, foram ressaltados os fatos e datas marcantes ocorridas ao longo destes 18 anos de existência da Guarda. No dia 28 de março de 1989, a câmara municipal de Humaitá aprovou a lei que regulamentou a criação da Guarda. No dia 28 de janeiro de 1991 foi criada a então Guarda Municipal com 20 componentes admitidos via concurso. Em seguida, a Guarda foi sendo ampliada e reorganizada através de concursos públicos realizados nos anos de 1997, 2000 e 2003. Em 2007, a câmara municipal de Humaitá cria o estatuto próprio da Guarda Municipal e altera a sua denominação para Guarda Civil Municipal, com o objetivo de proteger além dos bens patrimoniais, a população de Humaitaense.

A cerimônia prosseguiu com o hasteamento da bandeira do Brasil e execução dos hinos nacional e municipal.

As autoridades se revezaram em pronunciamentos alusivos a tão significativa data. Todos eles destacaram a importância e a excelência dos serviços prestados pela Guarda no município. O prefeito Dedei Lobo foi o último a discursar e fez questão de ressaltar a sua preocupação com o funcionalismo. Segundo Dedei, a prioridade de seu governo é o pagamento do funcionalismo em dia. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um pequeno balanço de seus quase 3 meses a frente da prefeitura. “Encontramos a prefeitura com 20 milhões em dívidas com o INSS e mesmo com tantas dificuldades já conseguimos cumprir algumas promessas de campanha” ressaltou o prefeito, se referindo ao pagamento do funcionalismo, o pré-requisito de possuir o cadastro no Conselho Regional de Medicina (CRM) para contratação de médicos pela prefeitura e os subsídios dados aos pescadores, no qual a prefeitura assume 50% da fatura de energia elétrica da Colônia dos Pescadores. Dedei declarou que abertas as negociações com o INSS, o município economizará recursos que poderão ser investidos em melhorias para todas as categorias dos servidores municipais.

As comemorações se encerraram com um almoço ao som da Banda Pau e Corda e com o sorteio de brindes para os Guardas.

Hoje a GCMH conta com um efetivo de 62 componentes, dentre os quais estão o vereador Manoel Domingos dos Santos Neves e o atual secretário de esportes do município, Sr Gelasio do espírito Santos Macedo.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...