domingo, 21 de dezembro de 2008

ACADEMIA DE GUARDA MUNICIPAL NO RS.

ACADEMIA DE GUARDA MUNICIPAL, A REVOLUÇÃO NA SEGURANÇA´PÚBLICA !
Para atender as demandas de formação e capacitação de guardas municipais na região metropolitana de Porto Alegre, o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou no dia 11 de dezembro um acordo de cooperação para a criação da primeira academia da corporação no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Participaram no ato integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL).

Com a academia será possível uma formação homogênea, com uma grade comum para os agentes, de acordo com as diretrizes do PRONASCI, priorizando o planejamento, a execução e avaliação de ações integradas no enfretamento a criminalidade. Além disso, será possível diminuir os custos com a formação, que será unificada.

A presidente da GRANPAL e prefeita de Esteio, Sandra Silveira (PTB), lembrou que a criação da Academia de Formação para os Guardas Municipais da Região Metropolitana, que vai contemplar os profissionais dos 11 municípios da GRANPAL, incluindo Esteio, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, foi um dos pontos, sugeridos a partir do relatório final formatado o durante o Encontro Metropolitano de Segurança Pública, promovido em maio. Além de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo fazem parte da Granpal Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Viamão.

No último dia 25 de novembro, Sandra apresentou uma proposta do projeto de criação da Academia das Guardas Municipais ao secretário executivo do PRONASCI, Ronaldo Teixeira da Silva, com a intenção de sugerir a inclusão do projeto nas ações do PRONASCI e receber o apoio do Governo Federal. A apresentação ocorreu no Ministério da Justiça, em Brasília.


Sandra Silveira agradeceu a presteza do governo federal, representado pelo ministro Tarso Genro. “Estamos imensamente felizes pela rapidez do retorno que tivemos, visto que se trata de uma grande passo para a qualificação dos profissionais que atuam diretamente na segurança das nossas cidades. Esta assinatura é o primeiro passo para que esta idéia saia do papel”. Disse a prefeita.

Sobre a idéia da academia, Tarso Genros disse que se trata de um pioneirismo que será levado a outros Estados. Com relação aos recursos que serão destinados a construção do projeto, o ministro afirmou que ficará a cargo do governo federal. “O governo investirá o que for necessário neste projeto”, frisou Genro.

Após a assinatura do convênio, Tarso Genro mostrou à imprensa local as novas armas não letais que serão incorporadas as Guardas Municipais em todo o País. ” Esta nova arma é o centro da visão do policiamento cidadão, do policiamento comunitário. O Objetivo é inibir causando o menor dano possível.”

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...