sábado, 23 de agosto de 2008

Guardas de Rio Claro já estão atuando com pistola Taser.


A Guarda Municipal de Rio Claro, cidade a 174 quilômetros da capital, apresentou no comeoço deste mes a nova arma da cidade contra o crime. A pistola elétrica, que não provoca ferimentos nem deixa seqüelas, promete ser eficaz na hora de conter os delinqüentes mais violentos. Os próprios guardas serviram de cobaia durante a apresentação e mostraram que o choque anticrime funciona.
- Não tem como você reagir. Você fica paralisado - disse o guarda Leandro Fernandes.
Se duas pessoas estiverem em contato, sofrem a descarga elétrica com um único tiro. Uma briga, por exemplo, pode acabar em segundos.
Segundo o fabricante, fora o choque a arma não provoca nenhum outro dano, nem em cardíacos ou em pessoas com marca-passo. Ela é utilizada desde 2000 nos Estados Unidos e pode atingir um alvo a até sete metros e meio.
- Ela trabalha no sistema de amperagem e não com voltagem - explica o guarda Eusmar Broeto.
O Comandande da GM, Gilmar Bertanha, que também passou pelo teste do choque, disse que a arma vai facilitar a atuação dos guardas nos casos de violência.
- Pode conter (a pessoa violenta) sem que o guarda se exponha ao perigo.
O investimento foi de R$ 50 mil. Onze pistolas foram adquiridas e já estão à disposição dos guardas. Do efetivo de 170, 33 deles já fizeram um curso específico pra utilizar o equipamento.
A Secretaria Municipal de Segurança informou que se a eficácia da pistola elétrica for comprovada nas ruas e que novas armas podem ser adquiridas.Pois é pessoal , as Guardas Municipais do Sudeste estão á anos -luz de distancia no quesito estrutura em relação a nós aqui no Nordeste , quiçá do Seridó, e mais ainda que na nossa região inteira só existe GM com uma certa estrutura aqui em Jardim do seridó , os Prefeitos ainda não acordaram para o fato que o Municípios também podem contribuir para a Segurança Pública.

Sérgio Medeiros
Guarda Municipal PA Nivel II

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...